A 23 de Maio de 1974

chegou, um mês atrasado para a revolução, o meu irmão Carlitos. Gordo e grande, um rapagão!

Foi nessa altura que os meus pais arranjaram uma casa, em S.Pedro perto de Sta Eufémia.

Lembro-me de ouvir a minha mãe contar que uma das grandes preocupações com o meu irmão quando ele era miúdo, foi que ele tinha o freio da lingua colado, e então ela andou nos médicos e enfermeiras a dizer que ele não punha a lingua de fora como os outros meninos. Até que um a ouviu e fez uma pequena cirurgia que soltou a lingua ao Carlitos. Hoje em dia, isso faz-se mal o bebé nasce, acho.

Mas os problemas (porque para a minha mãe tudo era um problema terrível) não acabaram por aí, o menino era gago, como o avô materno!! Muitas lágrimas choradas depois, o meu pai, com a sua grande mão de carpinteiro, certa vez quando o meu irmão tentava dizer alguma coisa, balbuciando silabas imcompreensíveis, resolveu o problema acentando-lhe de surpresa uma bofetada curativa de gaguez... O que é certo é que o meu irmão nunca mais gaguejou!!